Uma questão de Egoísmo

Por muito que uma pessoa tente fazer-se notar aos outros de uma forma positiva, o mais certo é que isso não resulte e sejamos vistos como seres chatos. Não adianta , de todas as formas, metermos os outros como prioridade já que nunca o vão notar. Mas, acima disso, não adianta tentarmos não sermos os altruístas que somos, porque isso vem sempre ao cimo.



Mas depois, no meio das divagações, pensamos se o que estamos a ser não é ser egoístas em vez de altruístas, porque ao acharmos que estamos a ser altruístas e a não nos darem o devido valor, estamos, indubitavelmente, a ser egoístas.
Daí as dúvidas surgem. Estou a ser boa pessoa ou não? Estou a colocar os desejos dos outros à frente dos meus como sempre fiz? Ou estou a tentar fazer com que os desejos dos outros sejam os meus de modo a ficar a pensar que estou a colocar me abaixo deles? Sinceramente, não sei. Daí a isso ser uma dúvida que me atormenta constantemente quando uma situação dessas acontece.
Sou ou não o que acho que sou, ou apenas me projeto para ser tal coisa, mesmo não o sendo?
No fundo, por detrás de todo o altruísmo existe um egoísmo profundo em que ao metermos os outros à frente de nós, ficamos saciados mentalmente ao pensarmos que o fizemos pelos outros mas no fundo só o fizemos por nós próprios...

Comentários

Mensagens populares